POR QUE SEGUIMOS MODINHAS NA DECORAÇÃO?

31991dc98501ed7ad1765bb0966111d4

[AVISO: CONTÉM POLÊMICA]

1. Sabem que apesar de escrever essas pirulitadas engraçadas, sou uma pessoa preocupada com a sociedadji e procuro refletir sobre os rumos que o mundo está tomando. Leio muito sobre consumo e talz.

2. Outro dia, em uma entrevista para um trabalho relacionado a conteúdo de decoração, um arquiteto falou uma coisa muito interessante: “o brasileiro adora modismos, principalmente na decoração”.

3. Cara, isso faz muito sentido! A gente gosta tanto de modismo que, se você fizer uma pilha de revistas de decoração sem data, sem ano, e misturar tudo, é muito fácil sortear uma, abrir uma página e falar: “isso é anos 80”, “isso é anos 90”.

4. Outra coisa legal que ele falou: “o brasileiro aceita que, se tem uma criança em casa, ele primeiro vai fazer um quarto de bebê, depois vai reformar para virar quarto de criança e, depois, fará um novo projeto para a fase adolescente”. Para o europeu, disse ele, isso é impensável.

5. E isso tem a ver com o quê, Brasil? Com a nossa cultura imediatista, de “resolver logo”, de “gastar pouco”, de “quebrar o galho”. E tem a ver com a quantidade de lixo que geramos, com comprar produtos bonitinhos mas de baixa qualidade, com não saber direito a origem das coisas.

6. Francisco passou do berço para a caminha. Sabe qual é a cama dele? A minha ex-cama de solteira, que meus pais mandaram fazer com marceneiro há 25 anos e que é MUITO BOA. Ok, ela é daquela madeira avermelhada, que eu nem gosto, mas jamais, jamais, jamais abriria mão de uma puta cama boa para ter algo bonitinho, com cara de quarto gringo de Pinterest.

7. Porque é isso: a gente se impressiona DEMAIS com o visual das fotos. As imagens do PINTEREST, que inspiram os editoriais de revista, são lindas. E ser lindo não é tudo. Ser lindo nem sempre se adequa à realidade do seu espaço. Daí você passa anos sonhando com um ambiente d-a-q-u-e-l-e j-e-i-t-o e isso não garante felicidade. Juro, gente.

8. Foto de revista de decoração é igual editorial de moda. Você vê a capa da Boa Forma e fica mal? Deixa a tia contar uma coisa. Por trás daquela imagem da Sabrina Sato perfeita, tem, pelo menos, uns 20 profissionais trabalhando. Do assistente de produção que vai passar óleo na perna dela, para brilhar mais na imagem e parecer ainda mais linda, ao diretor de arte, que vai dar uma puuuuuuuuuuuuta photoshopada para eliminar aquele vasinho que apareceu na panturrilha. Que não tem um vasinho, né, gente?

9. A Sabrina é linda. Já a vi pessoalmente. Tipo, linda de você ficar mal e querer nascer de novo. Mas a foto é a foto. É muito mais que isso. Com casa de revista é A MESMA COISA.

10. O ambiente, a matriz, é bonito. Mas tem produção, tem luz, tem posicionamento dos objetos, tem zil coisas. Tem a peça de design de 800 mil reais, tem gente mexendo no Photoshop para deixar a grama mais verde e o céu mais azul. Veja: isso não é uma crítica. É do jogo, é assim mesmo.

11. Meu objetivo com esse post é apenas um: NÃO IDEALIZE. Sua casa é como é e pode ficar gostosa com algumas medidas simples, com bom senso, com organização e curadoria do que faz ou não sentido. Eu realmente me preocupo com as pessoas que dizem “um dia vou ter uma casa com cara de revista”.

12. Lembrando que trabalhei por 6 anos em uma das principais revistas de decoração do país e que posso falar disso sem nenhum achismo.

13. Estamos em um mundo estetizado. Tudo é imagem. Tudo é beleza. O Instagram nos deixou assim. Mas, ó, fica calma. Vai arrumando sua casinha dentro do possível, olha o Pinterest mas não fique achando que só vai ser legal quando você conseguir reproduzir o clima escandinavo na sua casa. Ou industrial.

14. Clima industrial….Você sabe o que é pisar em um chão de cimento queimado no inverno? Sabe o que é ter pó acumulando nas tubulações elétricas aparentes? Você quer chegar em casa e sentir que está em uma fábrica? Pensa. (Foto desse post: ambiente LINDO com piso-sorvete. Bora patinar no gelo?)

# Mari Mari blogando no sabadão. É muito amor envolvido #

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s